domingo, 8 de maio de 2011

AFINIDADE

Penso que o simples fato de você, leitor, entrar aqui e se identificar com o que escrevo já prova que a afinidade existe e une pessoas de infinitas maneiras. Sei que o Bate-Coração já me uniu à muita gente que, como eu, insiste em um ritmo acelerado, por vezes descompassado, pra viver a vida. Sei que o blog é um modo de me autoafirmar. De mostrar pra você, que lê (e pra mim mesma) quem eu sou e quem sonho em ser. Desse modo, "quem eu sou" tem se aproximado muito de "quem sonho em ser". É simples perceber isso: hoje sou lida por pessoas do Brasil inteiro que, de alguma forma, se emocionam com as minhas palavras. Uma dessas pessoas é Felipe Sakae, um ilustrador talentoso e criativo que transformou um texto meu em desenho. Sim, é possível misturar as artes, rabiscar os riscos, riscar os rabiscos... 


Sei que o texto já foi postado no dia 28/03/2011, mas meu coração diz que é mais que válido publicá-lo novamente agora, porque minhas palavras ganharam um sentido e uma amplitude maior. E isso também é afinidade.



* para ver a ilustração em tamanho maior, clique sobre ela.
** para ver mais trabalhos do ilustrador Felipe Sakae, clique aqui.


Nunca gostei de falar demais durante o horário de almoço e, por isso, estava calada, enquanto o restante “tagarelava”.

- Gosta do número 7?

Depois de alguns olhares confusos, percebi que a pergunta era pra mim.

- Como é?
- Gosta do número 7?

Não havia compreendido as razões daquela pergunta, mas já estava me acostumando com as perguntas imprevisíveis que surgiam à mesa durante nosso almoço, então, não me assustei. Procurei responder com a mesma imprevisibilidade. Consegui.

- Não. Não gosto de números ímpares.
- Deveria gostar.
- E por quê?
- Já reparou que o número 7 está por todos os lados?
- Hein?
- São 7 maravilhas do mundo, 7 cores no arco-íris, 7 pecados capitais, 7 dias na semana, em 7 dias Deus fez o mundo...

Confesso que fiquei em silêncio. Eles continuaram.

- São 7 as camadas eletrônicas de um átomo, 7 notas musicais, de 7 em 7 anos é contada a idade de um cachorro...

Todos, nesse momento, se calaram. Eu tinha olhos curiosos. Pensei em surpreendê-los.

- 7 vidas tem o gato, 7 anões tem na história da Branca de Neve e... Quando compro jornal, sempre vou direto ao jogo dos 7 erros.

Para a minha surpresa, ninguém ficou extremamente surpreso.

- Sabíamos que você era “das nossas”.

Só posso dizer que... No que depender de mim, nossa amizade estará guardada a 7 chaves.