terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

DECLARAÇÃO

Venho de uma família de pessoas simples que me matam de orgulho. De baleiro de cinema, meu avô materno se transformou em um homem forte, pai de três filhos e, mais tarde, um empreendedor. Foi por ele que eu dei os primeiros passos na minha jornada musical. Vovô Alaôr me presenteou com um tecladinho de brinquedo. As notas grudaram na minha vida. Mais tarde, as letras juntaram-se às notas. Pronto. Estava iniciado um caminho bonito, sonoro e sem fim. Minha avó, vovó Juju, carregou muitos pesos na vida, o que fez dela uma mulher guerreira que, por quarenta anos, lutou lado a lado com meu avô. Minha mãe conta que, da janela do seu quarto, via os dois trabalhando no correr da madrugada com os inventos do vovô. Sim, Alaôr não teve muito estudo, mas era dono de inteligência sem igual. Mamãe conta do macacão velho que ele usava para soldar peças e produzir ferramentas para vender. E eu me emociono.

Toda essa história fez com que Silvana, a minha mãe, aprendesse muito cedo sobre o valor de tudo. Nos idos dos anos 80, ela conheceu o meu pai, o Evânio. As trilhas se uniram perfeitamente, porque eles passaram a caminhar no mesmo ritmo e no mesmo sentido.

Eu cheguei. Ouvi dizer que, nesse dia, a felicidade se multiplicou. Era dezembro, época em que os corações já estão mesmo mais moles. Silvana dedicou-se tanto quanto pôde pra ser a melhor mãe do mundo. E é claro que ela conseguiu. Evânio, sempre cheio de orgulho de mim, queria gritar ao mundo a alegria de ser meu pai. Mas hoje sou eu que venho gritar tudo isso.

Dizem que a família é o retrato da gente. Sim, porque é o início de tudo. É a família que está ao seu lado no primeiro passo, na primeira palavra. E é a família que comemora com todos os outros passos e acompanha todos os seus começos: o primeiro dia de aula, a aprovação no vestibular, o primeiro emprego, o casamento, o primeiro filho...

Meus pais são minha grande sorte. É deles que vem o maior incentivo, a maior força, a minha fortaleza. É a eles que eu agradeço por tanta dedicação, por tantos momentos felizes e por terem me ensinado mais do que qualquer livro. É com eles que quero estar ao final de cada conquista. Porque, no fundo, todas as minhas conquistas também pertencem a eles.

Sempre haverá entre nós um laço que não se pode dizer com palavras. Esse amor está contido em cada detalhe: nos nossos cafés da manhã cheios de sorrisos e o “bom dia” de sempre, nos desabafos, nas tantas cartinhas que eu escrevi durante toda a minha infância, no beijo antes de dormir. Esse amor parece tão maior que eu!

Mamãe, é em você que eu penso sempre que o mundo lá fora me assusta demais. É você que eu procuro nos momentos mais incertos, quando o que mais preciso é ter certeza de mim. É do seu abraço que eu preciso a cada manhã, só pra me sentir inteira. É do seu braço forte e do seu coração companheiro que eu necessito só pra me encorajar pra vida. Porque a sua alegria é que me faz feliz, pode acreditar. É a você que eu devo minhas primeiras letras. Foi com você que aprendi a montar palavras. E nunca mais parei. É por você que sou.

Papai, é você que eu quero orgulhar pra toda vida. É seu sorriso que eu quero ver a cada degrau que eu conseguir subir. Há em mim um desejo enorme de nunca estar aquém do meu melhor, e isso eu também devo a você. É como diz a música: “Seus pés me abrem o caminho, eu sigo e nunca me sinto só.” É, papai, ter você é estar certa de uma proteção inabalável. É contar com a sua paciência do tamanho do mundo pra me ajudar até naqueles detalhes que são tão meus! É você que me ajuda a escolher um par de brincos, tolera minha indecisão e dá palpites. Às vezes te olho assim, dormindo ou assistindo um futebol, e acho que sou a pessoa mais sortuda do mundo. Você é tão parte de mim que é impossível não compartilhar minha vida, por inteiro, com você.

Esse texto é, na verdade, uma declaração. Mais uma declaração. Foi um modo que eu encontrei pra agradecer a minha família por ser tão maravilhosa. Por estar tão perto de mim. Por me acompanhar. Por gostar de mim em cada detalhe. E por me dar a certeza de que eu carrego comigo o mais precioso dos sentimentos: o amor genuíno e incondicional, verdadeiramente incondicional.