segunda-feira, 24 de setembro de 2012

COMO SE FOSSE POSSÍVEL


Era uma quarta-feira asfixiante de março. Eu entrei na sala 10 do prédio azul e a nossa história volátil começou a ser narrada dentro de mim. Em cinco segundos captei tudo. Uma sala grande com cadeiras novas, quadro branco, dois ventiladores de teto, vinte e cinco alunos e um deles era você. Você e seus olhos puxados (pela primeira vez na vida eu amava olhos puxados), sua pele no tom ideal. Você, sem nenhuma razão, me pareceu diferente dos outros. Sempre conferi ao diferente um significado quase onírico. E, talvez por isso, gostei de você antes de tudo. Sempre fui assim. Esse meu sexto sentido sempre me diz previamente de quem gostar.

Era um típico “primeiro dia de aula”, e nós obviamente levaríamos uma hora nos apresentando uns aos outros. Ficou definido que falaríamos nossos nomes, gostos e ideais. Seu nome simples de duas sílabas e cinco letras com acento agudo na última vogal me pareceu absolutamente sonoro. Sua voz quase doce e quase imponente, tangendo o ideal, cambaleando entre o que se espera de um homem e o que se espera do amor. Seu ideal era ser feliz. Tão simples e tão aceitável. Eu ali, prolixa, tentando encontrar em algum canto perdido um ideal que fosse suficientemente denso e você sorrindo como se fosse possível ser feliz ali mesmo. Eu me rendi.

A certeza de que você podia significar algo bom pra mim veio quando percebi que você me olhava de um jeito absurdamente indiscreto como se quisesse um pouco mais de mim a cada segundo. Mas tudo isso talvez não passasse de ficção. Eu te olhava do alto da minha pilha de ilusões. Na sexta, eu me sentei ao seu lado porque gostava de você desde a última quarta-feira. Eu escrevi no seu livro porque tinha a letra mais bonita. Eu te dei um sorriso quase tímido, como se compactuássemos um segredo, como se conversássemos sem palavras.

Na semana seguinte, a sala 10 me pareceu muito mais fria e desconfortável. E na próxima, e na próxima... Você tinha sido transferido de turma e eu não sabia mais onde te encontrar. O prédio azul era enorme e você podia estar em qualquer lugar. E a vontade dilacerante de te ver me asfixiou muito mais do que o calor daquela quarta-feira em que eu descobri que ser feliz podia ser muito mais simples do que eu supunha.

Dali em diante, só te vi de relance. Descendo as escadas enquanto eu subia.  No ponto de ônibus do outro lado da avenida. Na saída do restaurante enquanto eu entrava. Mas quer saber? É melhor assim. Você ficou em mim como alguém que podia ser mais. Alguém que ouvia e lia e assistia tudo o que eu ouvia e lia e assistia. Alguém que tinha os traços que eu gostava. Que tinha a voz que eu queria ouvir. Que me olhava indiscretamente sem fazer ou dizer mais nada. Alguém com quem eu almoçaria qualquer dia, nem que fosse só pra falar de todas aquelas coisas de que nós gostávamos e que nos tornavam diferentes dos outros de um modo tão sutil. Alguém de quem eu posso falar sem medo. Você não vai ler este texto, e é justamente por isso que falo de amor enquanto falo de você como se fosse possível te amar sem saber nada a seu respeito além do que já foi dito e como se ser feliz fosse realmente tão simples assim.